Verticalização de estoque: quais as principais vantagens?

O gestor comprometido com resultados está sempre em busca de soluções inteligentes, tecnicamente eficientes e que promovam ganho de produtividade. Melhor ainda se essas soluções forem satisfatórias também financeiramente. Assim, a área logística é uma das que precisam ser consideradas na busca de ferramentas para maior produtividade e rentabilidade, e a verticalização de estoque é uma das possibilidades que devem ser consideradas.  

Para analisar a viabilidade da verticalização de estoque, é importante que se tenha em mente quais são as suas reais vantagens. Por isso, e para que seja possível avaliar melhor sobre essa tomada de decisão de forma bastante consciente e estratégica para a empresa, listamos os principais benefícios da verticalização de estoque. Confira!

1. Aproveitamento do espaço vertical

O melhor aproveitamento do espaço vertical é um benefício extremamente óbvio advindo da verticalização de um estoque, mas que ainda assim precisa ser ressaltado. Isso porque detrás de algo tão claro, está implícita uma vantagem bem competitiva para a empresa.

Todo gestor tem uma grande preocupação com a redução de custos ao mesmo tempo em que precisa tentar aumentar a produtividade da empresa. Mesmo assim, é bem comum constarmos que a utilização do espaço vertical de uma estrutura já montada acaba ficando ocioso.

Se já é mantido todo o empreendimento com o pagamento dos seus custos fixos, desperdiçar espaço produtivo é atentar contra os investimentos da empresa e isso não faz o menor sentido em um mundo cada vez mais competitivo.

2. Capacidade de aumentar a área de estocagem

Em continuidade ao raciocínio anterior, a próxima conclusão é que o aumento da área vertical faz com que a capacidade de estocagem também aumente. Na verdade ela cresce significativamente.

Se uma empresa hoje não explora seu espaço verticalmente ela não explora sua potencialidade de armazenagem. Dependendo da altura até onde se pode crescer em uma mesma área, é possível ampliar o espaço de forma que dobre ou até mesmo triplique a capacidade de estocagem.

Tudo isso sem a necessidade de aumentar nenhum metro quadrado da planta. Aumento esse que iria implicar, além da busca por mais espaço físico, a majoração de gastos com pessoal e valores diretos e indiretos dedicados à manutenção.

3. Economia de investimentos em expansão

Como não será necessário alugar ou construir novos estoques, até porque, em alguns casos, não haverá espaço físico para o crescimento horizontal, o aproveitamento da área vertical disponível oferece uma oportunidade de ampliação do negócio com, proporcionalmente, muito menos investimento.

Assim, sem mexer tanto no caixa da empresa, pode-se conseguir oferecer alternativas de armazenamento de maneira prática e objetiva.

4. Redução de custos de contratação de fornecedores de armazenamento

Uma organização que precisa de mais espaço de armazenamento, além da opção de comprar ou alugar imóveis, fazer permutas ou negociar parcerias, que, de um jeito ou de outro, acabarão impactando o fluxo de caixa mensal, pode também optar por terceirizar a sua estocagem.

Existem empresas especializadas hoje no país que oferecem desde os menores e mais compactos espaços, até opções de grande escala. É um negócio que vem crescendo nos últimos anos impulsionado pela diminuição do espaço disponível no entorno dos grandes centros e que drena recursos financeiros das empresas.

Nesse caso, um dos fatores que mais justifica a verticalização do estoque é que ela é uma alternativa mais permanente. Por isso é um investimento próprio e que, ao contrário da terceirização do armazenamento, não terá um prazo de vencimento contratual.

5. Maior velocidade nas operações

Pensando agora um pouco menos na área propriamente dita, mas olhando mais para a operação diária, a verticalização de estoque consegue também ajudar no aumento da competitividade da empresa por meio de operações internas mais fluidas e rápidas.

Sem contar a economia das distâncias a serem percorridas pela equipe responsável, das máquinas utilizadas na administração do estoque e também do tempo que tudo isso exige diariamente, a utilização de uma armazenagem vertical ainda tem outro benefício: a diminuição da necessidade de áreas de manobra.

Quanto mais horizontalizado o estoque, maior o número de agrupamentos de itens e, proporcionalmente, maior a necessidade de espaço para a manobra de cargas.

No caso de um estoque mais verticalizado, para movimentar uma quantidade muito grande de itens, utilizam-se as mesmas áreas de manobra, Isso agiliza muito a operação.

6. Maior eficiência da armazenagem

A otimização do espaço de estocagem pela verticalização consegue ainda trazer mais um benefício a ser destacado: maior eficiência no processo de armazenagem.

Sendo mais rápido o processo diário e eliminando desperdícios de logística, essa modalidade também oferece a capacidade de um acompanhamento visual muito melhor tanto por parte dos operadores como dos gestores.

Ao se conseguir enxergar bem todo o estoque de maneira fácil e rápida, a tomada de decisões se torna mais assertiva e objetiva na rotina diária da empresa.

7. Melhor relação de investimento x retorno

Considerando-se a soma de alguns pontos anteriormente citados, fica evidente que a relação de investimento e retorno de uma verticalização de estoque é muito mais interessante do que a simples expansão horizontal da área dedicada ao armazenamento.

Nesta conta, pode-se considerar o aumento da capacidade produtiva, a capacidade de armazenamento e também da velocidade de operação, uma vez que investimentos em expansão tornam-se mais rentáveis e definitivos.

Ao se comparar essa opção com o modelo tradicional de expansão horizontal, fica muito claro o tanto que o retorno do investimento pode ser colhido em um tempo mais curto e de maneira permanente, já que ele é menor do que o necessário para uma ampliação de estoque pela simples aquisição de novas áreas.

Com base em todas essas informações, a opção da verticalização de estoque se torna algo interessante a ser considerado como solução prática para várias empresas e tipos de negócios diferentes.

Agora você já está informado sobre como encontrar soluções rentáveis e profissionais para a sua organização, inclusive sobre a verticalização de estoque. Se você quer descobrir mais sobre boas práticas do mercado e ficar atualizado a respeito de técnicas e soluções corporativas, curta a nossa página no Facebook. Assim você terá acesso sempre às melhores informações!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This