Produção de eventos: como planejar um evento de rua perfeito?

Planejar um evento de rua pode ser uma ótima forma de garantir visibilidade para sua marca e conquistar a clientela. Só que é preciso conhecer todos os passos e detalhes para obter um resultado positivo. Quer saber o que fazer para uma produção de eventos perfeita? Continue a leitura e descubra!

Como começar a planejar um evento de rua?

O passo inicial é se dedicar ao processo de planejamento. Sem ele, os riscos de encontrar problemas ou falhas na execução aumentam de modo considerável. A organização de eventos de rua costuma demandar, além de atenção ao detalhe, conhecimentos da legislação e de procedimentos locais para evitar multas ou atritos com a prefeitura ou mesmo com a vizinhança.

Além disso, é preciso saber as demandas do evento. Se você vai fazer um festival de música noturno para 800 pessoas, por exemplo, é preciso pensar em banheiros químicos, barracas para venda de alimentos e bebidas, lixeiras, backstage, camarins, eletricidade para atender ao palco e à plateia, montagem de uma área VIP com tenda, grades contenção, logística para estacionamento e trânsito nos arredores…

Faça uma checklist completa, repassando minuciosamente todas as necessidades de cada parceiro, contratado e cliente. Por fim, o mais importante: não se esqueça de acompanhar a execução do planejamento, fazendo ajustes e correções quando necessário.

Como atender aos interesses do público-alvo?

Uma dica de ouro no que diz respeito a planejar eventos de rua: esteja próximo do seu público-alvo (ou garanta acesso facilitado). As pessoas não costumam estar dispostas a ir muito longe, com chances de se perderem no caminho ou enfrentarem muito trânsito.

Se a ideia é realizar algo para dentro de uma comunidade específica, leve em consideração os gostos e preferências das pessoas da região na hora de decidir o estilo e as atrações. Vai fazer um show? Que tal chamar um talento local para fazer a abertura do evento? Dessa forma, você desperta o interesse e estabelece uma relação mais próxima com o público.

Com que autoridades se deve falar?

Permissões para realizar um evento de rua variam de acordo com a cidade. E o número de pessoas costuma determinar a necessidade de um alvará específico.

Para não ter erro, entre em contato com as autoridades administrativas (prefeitura, secretaria de trânsito, corpo de bombeiros) da cidade ou região. Muitos setores já disponibilizam informações, em seus sites, a respeito de procedimentos, estruturas e itens necessários. Não deixe de verificar também o prazo para obtenção da autorização e incluí-la no seu cronograma (lembre-se de que atrasos e imprevistos podem acontecer).

Ainda, a questão da segurança merece atenção especial. Verifique, junto com a secretaria de segurança, a guarda municipal e a polícia do local, os modos para proceder. Muitas produções preferem também contar com serviço de segurança privada.

Como divulgar um evento de rua?

É sempre interessante estabelecer parcerias locais. Muitas instituições já possuem canais populares entre os locais e certamente poderão ajudar você a conquistar o público. No interior, por exemplo, é muito comum o uso de carros de som, faixas e banners em locais estratégicos e anúncios de rádio.

Não se esqueça também dos canais online. Facebook, Twitter, Instagram: são muitas as redes, e os mecanismos de pesquisa, como o Google, dispõem de ferramentas para construir anúncios segmentados. Use a tecnologia a seu favor!

Esperamos que nosso artigo ajude você a planejar um evento de rua de sucesso. E agora, que tal curtir a nossa página no Facebook? Lá, você encontrará informações e dicas em inovações tecnológicas para estruturas e coberturas temporárias para as mais diversas ocasiões!

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