Lonas antichamas: por que investir nessa tecnologia?

Você conhece a importância das lonas antichamas? Somente no ano de 2015 foram registradas 1.349 ocorrências de incêndios estruturais em edifícios comerciais ou industriais como depósitos, galpões, hospitais, hotéis, prédios públicos, entre outros.

Conforme o levantamento do Instituto Sprinkler Brasil, a cada mês foram contabilizados 112 incêndios, com maior incidência em estabelecimentos comerciais como lojas e supermercados, seguidos por unidades industriais.

Além de prejuízos financeiros, com a perda de materiais e equipamentos, e do comprometimento de toda a estrutura de um depósito ou galpão, incêndios como os que frequentemente ocorrem em estabelecimentos industriais também podem colocar pessoas em risco.

Felizmente, em alguns casos, é possível minimizar a tragédia causada por um incêndio por meio da instalação de lonas antichamas, que não propagam o fogo e, dessa forma, evitam que as labaredas se espalhem por toda a estrutura.

No texto de hoje vamos provar por que você deve investir nas lonas antichamas e evitar que incidentes com fogo coloquem em risco o seu negócio e o seu pessoal. Afinal, fazer um investimento certo é a melhor forma de prevenir um prejuízo, não é mesmo? Então, boa leitura!

Como funcionam as lonas antichamas?

Assim como outros materiais chamados de “retardantes de chamas”, as lonas utilizam substâncias químicas que em contato com o fogo atuam como uma espécie de obstáculo para a propagação das chamas.

No caso de lonas comuns, o material plástico ao entrar em contato com o fogo é facilmente consumido e as chamas se alastram em pouco tempo. A solução encontrada nesses casos foi a de agregar camadas de materiais que têm como propriedade física um elevado calor específico, ou seja, que só entram em combustão se a temperatura for muito alta, o que dificulta a propagação do incêndio.

Os materiais antichamas podem ser de dois tipos:

1. Halogenados

De modo geral, os aditivos halogenados possuem elementos químicos como o bromo e o cloro (um dos mais usados pela indústria é o óxido de decabromodifenila). Apesar de ser um material bastante eficiente, um ponto negativo é que, quando liberados, o cloro ou o bromo causam impactos ao meio ambiente e à saúde humana.

2. Fosforados

Os aditivos fosforados, ao contrário dos halogenados, têm uma forma de atuação diferente. Ao entrar em contato com o fogo, o material à base de fósforo sofre uma espécie de desidratação e forma uma camada carbônica, impedindo que aconteça a combustão.

Esse processo químico tem como resultado a formação de ácido fosfórico, que é fraco. Por causa disso é utilizado em placas de isolamento termoacústico, na construção civil, indústria petroquímica, entre outros.

Por que instalar a lona antichama?

Deixar de investir em coberturas com retardantes de chamas em edifícios ou estabelecimentos comerciais e industriais é uma economia que pode significar grandes prejuízos quando menos se espera. Recentemente, um caso de incêndio de grande proporção, motivado por um curto circuito e que se propagou graças a um material plástico, chocou todo o mundo.

Em junho deste ano, um incêndio em Grenfell Tower, uma torre de 120 apartamentos e 24 andares localizada em Londres, matou 79 pessoas.

As investigações apontaram que um curto-circuito em um freezer foi a causa do fogo, que se espalhou rapidamente pela fachada do prédio graças ao material utilizado nos ladrilhos e isolamentos, que não possuíam materiais antichamas — mesmo tendo passado por uma reforma recente que custou 10 milhões de libras.

Não precisamos ir muito longe para verificar que, no Brasil, a falta de equipamentos como lonas antichamas também já causou desastres. Uma busca pelos portais de notícia nos lembra, por exemplo, de um incêndio em um galpão de materiais recicláveis em Belo Horizonte (que, felizmente, não deixou feridos) ou ainda outro desastre em um depósito de materiais de piscinas no Rio Grande do Sul, em junho deste ano.

É claro que não é possível garantir, mas, se nesses casos, as estruturas fossem cobertas com materiais retardantes de chamas, como as lonas antichamas, provavelmente, nós não teríamos lido essas notícias e os prejuízos seriam bem menores.

Onde utilizar a lona antichama?

Uma vantagem das lonas antichamas é que elas podem ser utilizadas como cobertura para diversos tipos de estruturas, como depósitos, galpões, tendas ou armazéns. Uma tendência para armazenamento de materiais e até mesmo para apoio logístico de transporte de produtos são os galpões de lona, que podem ser montados e desmontados conforme a necessidade e oferecem proteção total contra altas temperaturas.

Essa última característica é indispensável no caso da utilização das lonas como cobertura para armazenamento de produtos agrícolas, como grãos e cereais, ou silos. Isso porque o produtor costuma contabilizar perdas desses produtos, sobretudo os que ficam em contato com a lona.

As altas temperaturas e a umidade podem causar estragos em produtos alimentícios perecíveis e uma solução é a utilização de lonas antichamas que também servem para controlar a dissipação de calor.

Quais são as vantagens de lonas antichamas de qualidade

1. Assistência técnica na montagem

Empresas que oferecem soluções em cobertura, como as lonas que possuem materiais antichamas, costumam auxiliar seus clientes tanto na instalação quanto na manutenção de espaços cobertos. Isso garante que a montagem da estrutura seja feita de forma correta e minimiza as chances de ocorrência de erros.

2. Resistência a variações de temperatura

Outra vantagem da lona antichama é a resistência não somente a altas temperaturas mas também às variações que podem acontecer em determinados ambientes. Alguns tipos de materiais podem sofrer desgastes maiores com mudanças bruscas de temperatura.

3. Características do material

Maior durabilidade, resistência e impermeabilidade. Isso garante que o ambiente protegido pela lona não sofra interferência de agentes externos como chuvas, enchentes, incidência de raios ultravioletas, entre outros.

4. Economia de recursos

Estruturas como galpões de lona antichamas dispensam fundações, já que são estruturas montáveis. Essa característica permite eliminar os custos com a realização de uma obra e até mesmo otimiza a burocracia já que esses galpões dispensam a necessidade de pedir autorização ou emitir alvarás em órgãos públicos.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as vantagens de usar as lonas antichamas em diversas ocasiões, compartilhe essas dicas com seus amigos em suas redes sociais! Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This