Lonas antichamas autoextinguíveis: como elas protegem o seu negócio?

A lona é um material popular, muito usado nas construções na forma de cobertura. Durante muito tempo, as pessoas se limitavam a estender lonas sob os telhados a fim de minimizar o impacto da sujeira e das goteiras em residências.

Com a evolução tecnológica, a lona passou a ser muito usada como revestimento da cobertura de galpões e instalações de armazenagem em geral. Ainda nesse desenvolvimento, as lonas ganharam maior proteção contra intempéries como o fogo, por exemplo.

Por isso, vamos atualizar seu conhecimento e mostrar por que a lona antichamas pode ser útil para seu negócio!

1. O que é uma lona antichamas?

A lona antichamas é composta por substâncias químicas específicas, ou seja, traz materiais com calor específico mais elevado. Essa propriedade dos materiais dificulta a propagação das chamas, retardando ou mesmo impossibilitando uma situação mais grave (um incêndio de grandes proporções).

A combustão só ocorre em temperaturas elevadíssimas, o que não é muito comum. Dessa forma, a utilização de lonas antichamas consegue ser eficaz na grande maioria das vezes em que é instalada em galpões industriais ou tendas de armazenagem.

2. Quais são as variedades?

A lona antichamas é fabricada em duas variedades, halogenada e fosforada. Apesar de serem muito eficazes no controle das chamas e dos incêndios, os materiais halogenados podem ser altamente nocivos à vida humana e animal e ao meio ambiente.

Por essa razão, os especialistas buscaram alternativas menos danosas e desenvolveram materiais fosforados para a confecção de lonas antichamas. Esses materiais compostos por fósforo produzem uma camada de carbono como reação quando entram em contato com o fogo, formando o ácido fosfórico e obstando a propagação das chamas.

3. Por que instalar uma lona antichamas é importante?

Em junho deste ano, um incêndio matou 79 pessoas em Grenfell Tower, na cidade de Londres. A Grenfell Tower é uma torre com 120 apartamentos distribuídos em 24 andares. A perícia identificou que o motivo do incêndio foi um curto-circuito dentro de um freezer. O incêndio rapidamente se disseminou por toda a fachada da edificação, pois os materiais utilizados na construção não apresentavam propriedades antichamas.

Esse exemplo revela a necessidade urgente de trabalhar com materiais adequados nas edificações, sejam elas comerciais ou residenciais.

O Brasil não foge dessa dura realidade. Muitos acidentes já acontecerem nas edificações devido à ausência de uma lona antichamas ou de outros materiais que retardam ou impedem a combustão.

A lona antichamas contribui para evitar grandes prejuízos financeiros, bem como ajuda a poupar vidas e evitar problemas judiciais associados a questões trabalhistas e de responsabilidade civil (como acidentes com funcionários ou terceiros que estejam usando o espaço da empresa).

Vale lembrar que incêndios podem realmente destruir estoques inteiros e comprometer a própria estrutura do galpão, tenda ou armazém. Imagine perder uma colheita inteira!

4. Em quais aplicações a lona antichamas é utilizada?

A lona antichamas pode ser aplicada como cobertura para estruturas de diferentes tipos, como armazéns, galpões, depósitos, tendas, sendo estes temporários ou não.

Os galpões de lona, por exemplo, tornaram-se uma tendência quando se trata de armazenamento de materiais e até de transporte de mercadorias. Esses galpões são práticos e mais seguros, podendo ser montados e desmontados conforme as diferentes situações e necessidades.

Usando galpões de lona antichamas, o empreendedor evita os riscos associados a elevadas temperaturas, favorecendo diferentes segmentos, inclusive o produtor agrícola, que armazena grãos e sementes em seu depósito.

Não é só a temperatura elevada que causa prejuízos em produtos agrícolas e outros produtos perecíveis, a umidade também contribui para essas perdas. A lona antichamas é uma excelente solução para esses problemas, pois além de dificultar a propagação de chamas, ela também controla a perda de calor.

5. Quais são os benefícios?

Diante de tudo que foi explicado, não é muito difícil compreender a importância do uso da lona antichamas nas instalações comerciais. Muitos são os benefícios que podem ser citados. Veja os principais!

Grande resistência

A lona antichamas oferece maior resistência às alterações do clima e de temperatura. Os materiais halogenados/fosforados protegem contra os raios UV e IV (raios ultravioletas e raios infravermelhos, respectivamente) e ainda fornecem proteção contra granizo e rasgamento. 

Boa durabilidade

A lona oferece durabilidade, resistência (inclusive ao mofo) e impermeabilidade, o que minimiza o impacto das chuvas. Geralmente, a pintura aplicada na lona antichamas é feita com tinta epóxi, que é uma tinta plástica impermeável.

Alta praticidade de montagem

Os galpões de lona costumam ser confeccionados sob medida, sendo adaptáveis aos diferentes tipos de instalação. Sua estrutura modular ajuda a acelerar o tempo de instalação, pois é muito mais fácil, prático e rápido erguer galpões de lona do que edificar instalações como armazéns ou galpões de madeira ou tijolos. Os galpões dispensam as fundações, que consomem mais tempo, mais dinheiro e mais mão-de-obra.

Mais acessibilidade

A estrutura do galpão favorece a abertura de passagens laterais ou frontais, respeitando a necessidade de movimentação dos veículos e otimizando o tráfego interno.

Incrível espaço de área útil interna

Um galpão de lona antichamas pode ser ampliado ou reduzido conforme as necessidades do negócio, o que faz dele uma solução perfeitamente escalável, pronta para acompanhar o crescimento da empresa ou a necessidade de ocupar menos espaço. Seu vão livre pode alcançar 30 metros, ideal para a verticalização do estoque.

Assistência técnica especializada na instalação

Outro ponto vantajoso a considerar na hora de optar por galpões com lona antichamas, é que a montagem é executada por profissionais qualificados e as empresas fornecedoras geralmente disponibilizam suporte de manutenção — dessa maneira, a vida útil do produto é garantida e pode até ser aumentada.

Enfim, um galpão de lona antichamas oferece mais segurança e confiabilidade aos produtos armazenados, implica em menos custos em curto e em longo prazo. Também dispensa muita burocracia, pois não é necessário solicitar autorização para instalá-lo.

O que você pensa sobre a lona antichamas? Já faz uso dela em seus depósitos ou galpões? E quanto ao post? Achou interessante? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter a fim de continuar a receber dicas e novidades sobre processos logísticos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This