Galpão Duas Águas: quais suas principais características?

A expansão do espaço de trabalho em uma empresa é uma boa notícia, mas traz consigo alguns desafios. A escolha do formato do novo espaço deve conciliar a funcionalidade e o custo-benefício.

galpão duas águas com cobertura em lona de PVC traz a praticidade na instalação e a versatilidade necessária para todo tipo de espaço. Os galpões são opções muito seguras e inteligentes de estrutura temporária e modular para armazenamento, operações ou, até mesmo, a realização de eventos.

Quer aprender mais sobre o galpão duas águas? Então, continue acompanhando nosso artigo e descubra as diversas possibilidades que essa estrutura oferece!

O que é um galpão duas águas?

Trata-se de um modelo de galpão estruturado em metal, com cobertura em lona. O teto desse modelo tem o formato triangular — que é definido na construção civil como “telhado duas águas”. A estrutura que sustenta a lona do galpão duas águas é montada em metal rígido e resistente (aço galvanizado, geralmente).

A cobertura lonada do galpão é feita a partir de material resistente, durável e com tratamentos que fornecem proteção UV, antimofo e autoextinguível. Tal galpão também apresenta o melhor aproveitamento de espaço interno, tanto vertical quanto horizontal.

Podem ser feitas grandes extensões de área coberta sem nenhum tipo de coluna interna. Isso garante que o vão fique completamente livre e o espaço seja mais bem aproveitado.

Como funciona o projeto?

O projeto de um galpão duas águas pode ser totalmente customizado para atender às mais diversas necessidades — tanto em termos de tamanho quanto em relação às características técnicas específicas para a área de atuação da empresa. Há possibilidade de uso de diversos tipos de piso, climatização, portas e revestimentos.

O revestimento das paredes laterais pode ou não ser utilizado, dependendo da finalidade do espaço. Também é possível incluir mais de um acesso e, ainda, aberturas para melhorar o aproveitamento da luz externa e a ventilação do local.

Os materiais utilizados na cobertura são de lona de PVC de alta qualidade, muito resistentes e duráveis. A cobertura do topo e das laterais pode ser feita em diversas cores, inclusive em material translúcido, que aumenta a entrada de luz natural e diminui os gastos com iluminação durante o dia.

Os galpões duas águas são modulares, podendo passar por ampliações e reduções conforme a necessidade da empresa. Há, ainda, a possibilidade de serem removidos e transportados para montagem em outro local de forma rápida e segura.

Diferentemente da construção convencional, a montagem de um galpão duas águas não precisa de autorização da administração pública. Basta que seja feita a instalação no local desejado.

Quais são suas vantagens sobre um galpão convencional?

O galpão duas águas é mais vantajoso do que os modelos convencionais — construídos em concreto e alvenaria. Estes últimos são criados de forma permanente, necessitam de licenças para a realização de obras e envolvem um alto custo na construção das estruturas de sua fundação.

As principais vantagens do galpão duas águas em relação aos convencionais são:

  • desnecessidade de construção de fundação para apoio da estrutura metálica;
  • montagem rápida e segura, feita por profissionais especializados;
  • flexibilidade para alteração do formato e do tamanho após a instalação;
  • possibilidade de extensão do galpão e modificação da área coberta;
  • ausência de cobrança do IPTU e da necessidade de licenciamento municipal no espaço coberto pelo galpão, por se tratar de área transitória;
  • possibilidade de abatimento de 100% do custo da locação do galpão no Imposto de Renda, como despesa operacional.

E sobre um galpão lonado inflável?

Os galpões infláveis são estruturas temporárias de rápida instalação, mas envolvem a necessidade de manutenção da rede elétrica e o cuidado com a integridade da lona para que permaneçam montados.

Em comparação com os galpões infláveis, o galpão duas águas também tem diversas vantagens:

  • maior aproveitamento do espaço vertical, em toda a área coberta;
  • acesso mais simples, sem que seja preciso antecâmara;
  • possibilidade de criação de dois acessos diferentes para entrada e saída, para um transporte mais eficiente de mercadorias;
  • não é necessário o uso contínuo de ventiladores;
  • eventuais danos acidentais à cobertura de lona não prejudicam a estrutura;
  • não é preciso contar com energia e motores para manter a estrutura montada;
  • melhor climatização para armazenagem de produtos perecíveis;
  • maior resistência a ventos fortes e tempestades.

Como funciona sua expansão?

Se for necessário ampliar, mais uma vez, a estrutura de galpões da empresa — seja para uma necessidade sazonal ou até mesmo pela ampliação da atividade —, a praticidade e a economia do galpão estruturado sai à frente.

A ampliação é feita com o acréscimo de estruturas modulares, anexáveis ao galpão já existente. Não há a necessidade de construir uma fundação para instalar o galpão, o que reduz o custo final de forma relevante. A instalação é prática e feita de forma segura.

A alteração do galpão duas águas é muito mais barata do que a de outros tipos. Em primeiro lugar, não são necessárias demolições e obras estruturais. Além disso, a estrutura inicial é inteiramente aproveitada.

Quando comparado com as demais modalidades de galpão existentes, essa é a opção mais sustentável. A empresa que evita desperdícios e se preocupa com o meio ambiente encontrará nesse tipo de estrutura tudo o que deseja.

Quais são os usos possíveis?

A versatilidade (além das múltiplas opções de projeto e montagem) permite que a estrutura do galpão duas águas seja utilizada em diversas aplicações. Os projetos podem ser customizados de acordo com a necessidade de cada negócio, adaptando as coberturas de lona, as entradas e o piso para a destinação do ambiente.

Os galpões estruturados podem acomodar, de forma temporária ou permanente:

  • espaços de armazenagem de produtos com ou sem climatização;
  • centros de distribuição e logística;
  • espaços para produção;
  • áreas cobertas para a realização de eventos;

A utilização de galpões estruturados e modulares é uma excelente alternativa para a extensão de área em uma empresa. E o galpão duas águas apresenta-se como uma opção versátil, de baixo custo e muita segurança.

Interessou-se pelo galpão duas águas? Quer conhecer opções diferenciadas de armazenagem e logística? Então, entre em contato conosco e encontre a solução ideal para seu caso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This