Como fazer o armazenamento temporário de produtos?

Sua empresa tem produtos que eventualmente precisam de um armazenamento temporário? Essa é uma situação bastante comum, mas muitos gestores ficam sem saber o que fazer.

Por um lado, a demanda é eventual e, por isso, não justifica o investimento em ampliação ou compra de um novo espaço. Por outro lado, é preciso sanar essa situação urgentemente.

O que fazer? Neste post, vamos trazer uma sugestão: a armazenagem temporária. Indicaremos o que é essa modalidade, quais são suas vantagens e o que precisa ser analisado antes de optar por ela. 

Então, vamos lá?

O que é o armazenamento temporário?

A armazenagem é uma atividade composta por diferentes funções, como carregamento, descarga, conservação de matérias-primas e produtos, arrumação, entre outras. Essa é, portanto, uma situação comum nas empresas, que precisam receber, estocar e distribuir seus produtos.

Existem diferentes tipos de armazenagem. Uma delas é a temporária, que surgiu para suprir uma demanda logística das próprias empresas. Nesse caso, a ideia é conseguir arrumar o material facilmente para uma situação específica e, geralmente, emergencial.

É o exemplo da colocação de estrados para fazer o armazenamento direto de alguns itens entre outros. Esses armazéns possuem uma montagem rápida e se tornam um diferencial para as empresas que optam por essa alternativa quando necessário.

Outra característica necessária é a fácil localização, como paletes. O objetivo é que seja possível fazer a movimentação do material para atender os departamentos com mais agilidade.

Além disso, os produtos são mantidos em segurança e nem é preciso ter um contrato por tempo determinado. Essa característica assegura um baixo custo de operação, especialmente se comparado à manutenção do estoque em um centro de distribuição próprio.

Quais são as vantagens?

O armazenamento correto dos produtos é essencial para as empresas e podem ter maior importância conforme os itens comercializados. Aqueles que possuem prazo de validade, por exemplo, precisam de um cuidado maior para evitar sua perda.

De modo geral, a armazenagem adequada apresenta diversas vantagens, como:

  • aproveitamento adequado do espaço;
  • diminuição dos custos com movimentação;
  • facilidade nos processos de fiscalização;
  • redução de inutilidades e perdas.

No entanto, quando abordamos especificamente a armazenagem temporária, outros benefícios podem ser apresentados. Veja:

Atendimento à logística reversa

Os armazéns temporários são boas formas de atender às necessidades da logística reversa a um baixo custo.

Nesse caso, os produtos ou sua embalagem são retornados para a empresa para que ela ofereça a destinação adequada ou para que o cliente troque algo que não serviu.

Como essa é uma situação específica, a ampliação do centro de distribuição nem sempre é necessária.

Economia 

A opção pela armazenagem temporária é mais barata que a ampliação das instalações da sua empresa. Isso significa que sua empresa não precisa aplicar o capital de giro desnecessariamente e pode deixar os recursos financeiros para melhorar os resultados, fazer aplicações ou para reinvestimentos.

Essa característica ainda possibilita que o gestor preste atenção ao fluxo de caixa, já que a locação desse tipo de galpão pode exigir a dedução do Imposto de Renda.

Adequação às necessidades do cliente

Os armazéns são estruturados conforme a necessidade do cliente. Geralmente, são compostos por módulos de 5 metros, mas seu tamanho pode aumentar ou diminuir de acordo com a necessidade. Além disso, há uma boa ventilação para a mercadoria.

Possibilidade de armazenar diferentes tipos de produtos

A empresa pode guardar qualquer produto ou matéria-prima que precise, independentemente do tamanho ou das características. Essa situação ocorre porque os armazéns são bastante versáteis.

Redução da burocracia

A armazenagem temporária é menos burocrática. Além de não conter obras como ocorre na construção civil, a empresa está isenta de alterar seu IPTU e pedir a aprovação de planta na Prefeitura.

Facilidade de transporte

Essa é uma vantagem bastante visível, já que os galpões podem ser transferidos facilmente. Essa não é uma possibilidade para um centro de distribuição, que é construído em alvenaria e, portanto, possui local fixo.

O que analisar antes de optar pelo armazenamento temporário?

A armazenagem adequada de produtos e matérias-primas exige a aplicação de serviços administrativos. Eles devem permitir o controle do estoque e assegurar que o capital seja bem aplicado.

Além disso, é necessário haver a distribuição correta dos produtos e contar com a tecnologia para que os itens armazenados tenham sua integridade preservada. Nesse caso, vale a pena contar com um software que cumpra os requisitos necessários à sua organização.

Outros itens que devem ser observados são:

Necessidades especiais

Seus produtos ou projeto podem exigir uma estrutura diferenciada, que tenha mais resistência, por exemplo. Portanto, a empresa contratada para fornecer o armazém deve atender essa possibilidade e fazer os ajustes, se necessário. Lembre-se também de pensar nos acessórios específicos, como climatizadores, iluminação, entre outros.

Flexibilidade e otimização do espaço

Os galpões temporários permitem que a empresa que contrata esse serviço conte com mais área útil, o que representa uma maior capacidade de ampliação modular. O ambiente também pode ser aproveitado o máximo possível a partir do dimensionamento.

Vale a pena verificar se as estruturas laterais e/ou frontais, por exemplo, são pré-dimensionadas de acordo com as exigências de movimentação de veículos para impedir transtornos no tráfego interno da empresa.

Suporte ao seu empreendimento

Essa é um ponto relevante. Assim, se houver algum problema no período em que o galpão estiver contratado, você pode contar com o suporte por um preço acessível. O resultado é mais agilidade e eficiência na solução da dificuldade.

Vãos aproveitáveis

Os vãos podem ser muito úteis para o armazenamento de alguns tipos de produtos, além de fornecerem mais ventilação para a carga guardada. É importante contar com esse recurso, principalmente se eles forem aproveitáveis, já que assim você ganha mais espaço para armazenar o que precisa.

Como você pôde perceber, essa modalidade de armazenagem é uma tendência interessante e que vale a pena testar. Ela alia segurança, baixo custo, flexibilidade e atendimento das necessidades da sua empresa sem implicar aumento de estrutura ou de instalações.

Sua empresa já conta com o armazenamento temporário ou você conheceu as vantagens dessa modalidade agora? Aproveite para conhecer melhor em nossa página no facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This