4 dicas de construção: entenda como deixar sua obra organizada

A organização de uma obra é um fator que pode influenciar consideravelmente a produtividade dos funcionários, a segurança e a limpeza. Ao manter o canteiro de obras organizado, é possível garantir que todos os pedreiros e serventes produzam em alta velocidade, fazendo com que a obra seja entregue dentro dos prazos previamente determinados.

Manter o canteiro organizado não é responsabilidade apenas do engenheiro responsável ou do gerente da obra, mas sim de todos os envolvidos. As pessoas que trabalham no canteiro devem garantir que os equipamentos estejam devidamente armazenados, o local limpo e toda a obra organizada e dentro do planejado.

Manter o canteiro de obras organizado deve ser uma meta diária de todos, garantindo assim um ambiente de trabalho adequado e livre de qualquer acidente. Para ajudá-lo, separamos 4 dicas de construção para você deixar sua obra sempre organizada. Confira!

1. Crie uma ferramentaria e um estoque no canteiro

Infelizmente, não é raro de se encontrar ferramentas e materiais espalhados ou jogados nas obras. Isso, além de deixar o canteiro bastante desorganizado, pode prejudicar o trabalho dos pedreiros, atrapalhando a produtividade e até mesmo causando acidentes no canteiro.

Essas situações podem ser evitadas com a criação de uma ferramentaria para o armazenamento de equipamentos e ferramentas e um estoque para guardar os insumos utilizados na obra. Dessa forma, todos os itens e materiais devem ser solicitados apenas quando necessário, mantendo a obra sempre organizada.

Uma dica para armazenar as ferramentas e materiais é utilizar locais segregados em que se pode montar temporariamente uma estrutura com cobertura de lona ou um galpão, garantindo assim maior organização e segurança ao canteiro.

2. Mantenha no canteiro apenas as ferramentas em uso

Todas as ferramentas e equipamentos que estiverem em posse dos pedreiros devem estar em uso. As demais devem ficar devidamente armazenadas na ferramentaria. É muito importante também direcionar todos os funcionários a devolverem todos os itens após a utilização.

3. Determine os locais de trânsito

Para manter o canteiro de obras livre de acidentes, é fundamental que os gestores delimitem áreas e o fluxo do trânsito de pessoas, equipamentos e máquinas. A determinação dos locais e direções de locomoção dentro do canteiro de obras garante que o local esteja sempre organizado.

Mas lembre-se: não basta somente implementar a forma como será feito o deslocamento na obra, pois é preciso que todos os funcionários sejam instruídos e orientados. É muito importante também que o canteiro de obras seja sinalizado, mostrando onde cada um deve andar e a área em que as máquinas e equipamentos precisam estar.

4. Oriente os pedreiros e serventes a manterem a limpeza do canteiro

Outra forma de manter a obra organizada é orientando todos os funcionários a manterem o canteiro sempre limpo. É fundamental que todas as latas utilizadas, sacos de materiais, embalagens e diversos outros itens descartáveis sejam separados e jogados no lixo.

Por isso, é fundamental que os responsáveis pela obra conversem com todos os funcionários e orientem em relação às melhores práticas de limpeza e cuidados que devem ser tomados. Isso, além de manter a organização da obra, passa melhor impressão para os clientes e visitantes.

Gostou das nossas dicas de construção para deixar a sua obra organizada? Então compartilhe nas redes sociais e ajude também seus colegas de profissão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This